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A Nike joga tradição pela janela com novos uniformes ousados do Boston Red Sox

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Sem vermelho. Sem Sox. Mas muito orgulho da cidade natal.

[Photo: ©2021 Billie Weiss/Boston Red Sox/Nike]

POR MARK WILSON
Feche os olhos e invoque o Boston Red Sox. Você provavelmente verá um par de meias vermelhas, é claro, e possivelmente um Boston “B” azul. Para um dos times mais famosos do beisebol, esses ícones atemporais são sinônimos de história e tradição.

Bem, o novo uniforme “City Connect” da Nike para a equipe, que estreia em campo em 17 de abril, não traz nada disso. Em vez disso, o uniforme é um amarelo rico (ou dourado, de acordo com o comunicado à imprensa), com “Boston” escrito em uma caligrafia modernista em azul claro.

[Photo: Nike]

“Pode haver tradicionalistas para quem este não é o seu beco! Reconhecemos isso ”, diz Adam Grossman, diretor de marketing do Red Sox. “Também reconhecemos que haverá muitas outras pessoas que notarão e que podem adorar. Isso faz parte do cálculo. ”

[Photo: ©2021 Billie Weiss/Boston Red Sox/Nike]

O beisebol é o jogo de números definitivo e, de acordo com a maioria dos analistas, os números da Major League Baseball (MLB) têm sofrido. A frequência e a audiência de TV estavam tendendo a cair nos anos que se seguiram à última temporada, que foi reduzida devido ao COVID-19. O telespectador médio da MLB tem 57 anos, de acordo com uma pesquisa – 15 anos mais velho do que o telespectador médio da National Basketball Association (NBA). O beisebol não vai desaparecer tão cedo. As receitas da MLB são amplamente suportadas por uma rede complexa de acordos paralelos não relacionados a fãs, jogadores e audiência. Mas ao longo da próxima década, a MLB precisa recrutar fãs mais jovens, e esses fãs precisam assistir aos jogos, para sustentar o esporte para as gerações vindouras.

Os uniformes são uma maneira de fazer isso. Como as empresas de vestuário demonstraram com a NBA, o novo vestuário, criado para eventos de tempo limitado, e não apenas para jogos em casa ou fora, pode não apenas convencer os fãs a comprar mais camisetas, mas também dar as boas-vindas a novos fãs com os quais as camisetas tradicionais podem não ressoar. A Adidas lançou as camisetas Warriors de edição especial para celebrar o Ano Novo Chinês (sem dúvida de olho no mercado chinês). A Nike também lançou sua edição limitada, as camisetas City Connect em toda a NBA.

[Photo: Nike]

A ideia por trás do City Connect é que as camisetas explorem não apenas a aparência histórica de uma equipe, mas algo significativo sobre a cidade natal e a cultura dessa equipe. Para o Miami Heat, a Nike criou um retrocesso em neon em azul e rosa dos anos 1980 para a equipe que gritava Don Johnson, contrariando a tradição da franquia vermelha, preta e amarela. A estratégia funcionou bem. A camisa do Miami Heat da Nike se tornou a camisa mais vendida da NBA em várias temporadas, de acordo com a Nike.

[Photo: ©2021 Billie Weiss/Boston Red Sox/Nike]

O beisebol apenas enfiou a ponta do pé nessas camisetas. A primeira camisa do City Connect a ser lançada na MLB é a parceria do Red Sox que você vê aqui. As camisetas do City Connect estrearão para o Chicago White Sox, Chicago Cubs, Arizona Diamondbacks, Los Angeles Dodgers, Miami Marlins e San Francisco Giants no final deste ano.

[Photo: ©2021 Billie Weiss/Boston Red Sox/Nike]

Então, de onde vêm o amarelo e o azul? A Nike tratou o Red Sox como um parceiro, mas também como uma espécie de cliente, pois a Nike pesquisou Boston e apresentou a equipe com vários designs. Ao longo de um processo de desenvolvimento de três anos, esses campos foram afiados e podados até que a equipe selecionou esta camisa.

[Photo: ©2021 Billie Weiss/Boston Red Sox/Nike]

“No início, estamos chegando com uma folha em branco”, diz Wil Green, o diretor de criação sênior da Nike que liderou o City Connect. “Cada equipe é única. Alguns chegam [a uma escolha] mais rápido, outros precisamos trabalhar em mais opções. ”

Para o Red Sox, as cores azul e amarelo nascem da Boylston Street de Boston, a principal artéria da cidade onde a Maratona de Boston acontece. O amarelo e o azul são anéis das mesmas cores usadas na linha de chegada permanente pintada na rua. O tipo de letra “Boston”, com sua aparência de estêncil, pretende espelhar a própria pintura da rua. Na manga esquerda você verá um babador de corrida, outro aceno para a maratona. Finalmente, o momento da Maratona de Boston geralmente se alinha com o Dia do Patriota, que é 19 de abril deste ano, e um feriado importante em Boston. Portanto, a camisa do Boston City Connect é uma forma de comemorar o Dia do Patriota, a rua e a maratona em uma só. Sim, são muitas referências! E sim, pode parecer um pouco estranho conectar o beisebol com a corrida, mas Boston é bem conhecida por sua maratona; é frequentado por meio milhão de pessoas todos os anos.

[Photo: Christopher Evans/MediaNews Group/Boston Herald/Getty Images]

“Tomar esses tipos de etapas que, com sorte, se conectarão com diferentes públicos e serão estimulados por diferentes públicos, e as pessoas notarão, isso faz parte da nossa mentalidade”, diz Grossman.

Perceber sempre é uma coisa boa? A base de fãs de Boston é notoriamente franca. Qualquer novo lançamento de uniforme corre o risco de irritar os fãs. Mas especialmente em Boston, para resistir a 120 anos de tradição com novas cores, está fadado a causar sérias dificuldades – mesmo que essas camisetas sejam usadas apenas por um fim de semana antes do Red Sox refazer seus clássicos.
“Alguns fãs vão adorar, outros não, assim como os movimentos que fazemos em nossa lista”, diz Grossman. “No final das contas, nossos fãs querem que ganhemos e nos divirtamos. Se fizermos isso, o resto vai cuidar de si mesmo. ”

Publicado originalmente em FastCo Design.

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