Por Daniel Piper
Como você redesenhar uma das peças de design de embalagem mais onipresentes e reconhecíveis do mundo sem comprometer sua distinção? No caso do novo redesenho mínimo da Coca-Cola, parece que a resposta é: mova o logotipo um pouco para cima.
O primeiro redesenho de embalagem da empresa desde 2016 exibiu os icônicos logotipos Coca-Cola e Diet Coke no topo da lata, deixando algum espaço negativo ousado no meio. É um design bem minimalista – mas espere até ouvir o que a elevação dos ativos da marca da empresa supostamente representa.
De acordo com a Design Week, a equipe interna de design global da Coca-Cola (com sede em Atlanta, EUA) colaborou com Kenyon Weston no novo visual, que faz parte da estratégia ‘One Brand’ da empresa, projetada para “fornecer um visual simples e intuitivo sistema de navegação que transmite todas as variantes da Coca-Cola “.
O redesenho minimalista também viu a equipe retirar a desordem visual da embalagem. “Elementos inadequados”, como o disco vermelho e a linha de onda que antes envolvia a lata, agora foram cortados.
Embora seja certamente um redesenho limpo e simples, a própria descrição da Coca-Cola é tudo menos isso. A empresa é lírica sobre vários aspectos, incluindo o tom vermelho vivo das latas, que “sinaliza autêntico, delicioso e refrescante”. Mas o tratamento mais poético é reservado para o logotipo em relevo – uma “metáfora visual” para o “potencial edificante” dos produtos da Coca-Cola. Amável. Queremos beber o que quer que a equipe de marketing da Coca-Cola esteja bebendo (provavelmente Coca-Cola).
Embora, naturalmente, não iríamos tão longe quanto a própria empresa, descreveríamos o novo visual da Coca-Cola como agradavelmente limpo e minimalista. Não é de forma alguma o redesenho mais ousado que vimos (em vez de apenas levantar seu logotipo, Kit-Kat recentemente o removeu por completo), nem mesmo o mais edificante (a nova marca do Burger King é muito mais divertida), mas faz o trabalho.
Publicado originalmente em Creative Bloq