É essencial identificar corretamente o arquétipo da marca para se conectar ao mercado-alvo e gerar fidelidade do cliente.
Artigo de Helen Berners. Originalmente publicado em Breckenridge.
Os 12 arquétipos da marca
Identifique o arquétipo de sua marca nessa lista. Isso economizará muito tempo e dinheiro…
1. HERÓI – seja o melhor
Apela àqueles que amam um desafio. Você vai ajudá-los a subir para a ocasião. Se eles querem ser os melhores, só o melhor pode ajudar.
Como: Breckenridge – A Agência de Crescimento, Forças Armadas, Mr Muscle.
2. MAGIA – transforma sonhos em realidade
Torne os sonhos mais loucos dos seus clientes realidade. Seu público será atraído para sua promessa de transformação em todas as suas formas deslumbrantes. Seja criativo e inspirador.
Como: Disney, Tesla, SpaceX.
3. SÁBIO- oferece uma visão e compreensão
Para os buscadores da verdade e sabedoria. Prometo aprender, ensinar, conhecimento. Oferecer respostas a perguntas desafiadoras.
Como: Google, National Geographic, TED.
4. INOCENTE – promete simplicidade
Seja honesto, aberto e otimista. Fale em linha reta. Sem truques. Seu público é atraído pela liberdade e felicidade.
Como: Babybel, Toys R Us, Smoothies Inocentes.
5. REBELDE – lidera uma revolução
Seja destemido, radical, anárquico. Construa um culto. Polarizar. Vá contra o mainstream. Destaque-se da multidão.
Como: Harley Davidson, Apple, a campanha Sauvage da Dior com Johnny Depp.
6. BRINCALHÃO- tops em entretenimento
Faça o seu público sorrir. Seja alegre. Brincalhão. Viva o momento.
Como: Netflix, Domino’s Pizza, Doritos.
7. AMANTE – encoraja a intimidade
Atraia criando relacionamentos um-a-um. Mexa as emoções. Faça as pessoas se sentirem especiais. Ajude-os a celebrar seus momentos especiais.
Como: Chanel No. 5, Godiva Chocolates, Victoria’s Secret.
8. EXPLORADOR – apela aos espíritos livres
Enganche aqueles amantes da liberdade / tomadores de risco com horizontes ilimitados. Seja na tendência. Ajude as pessoas a crescer. Incentive a individualidade, o autodesenvolvimento e a auto-suficiência.
Como: GoPro – Hero 5, Levi’s, Jeep.
9. PATRÃO- oferece poder absoluto
Propostas com ofertas de alta qualidade. Luxo e exclusividade são irresistíveis.
Como: Cartier, Savile Row, Mercedes-Benz.
10. CUIDADOR – gosta de ajudar os outros
Compassivo. Nutrindo de suporte. Garante proteção. Dá aos clientes uma vantagem competitiva.
Como: Dove, Johnson & Johnson, Setor Público / Caridade.
11. Pessoa “normal”- ajuda as pessoas a confiarem
Com os pés no chão. Apela a todos os dados demográficos. Honesto. Pessoa confiável e ação orientada. Um do povo
Como: IKEA, eBay, Sony.
12. CRIADOR – ajuda a perceber visões
Coloca idéias em ação. Inovativa. Individual. Pensa fora da caixa.
Como: Honda, Lego, Instagram.