É comum conhecermos agências e estúdios especializados em varejo, ou com grande experiência em pontos de venda. Essas empresas passam a ter grande know-how de determinado tipo de ação, e por isso são procuradas por várias companhias do mercado.

Screen-Shot-2012-10-09-at-1.11.20-PM

Mais dificil é um estúdio de design completamente dedicado a uma indústria específica. É o caso da Stranger & Stranger, que atende exclusivamente à indústria de bebidas. Na verdade, atende é um termo brando para o trabalho deles. As embalagens que a Stranger cria se parecem mais com peças de arte. Mesmo quem não é um grande bebedor ficará tentado a ter na prateleira algumas de suas garrafas, nem que seja para ficar só olhando.

Conversamos com Kevin Shaw, fundador do estúdio, que falou sobre a indústria, crise e sobre manter a simplicidade do processo.

zarco1

Conte um pouco sobre como (e porque) você se tornou um designer gráfico.

Eu estava entediado como um Químico, fui para escola de arte e me apaixonei por comunicação visual.

 Quando você teve contato pela primeira vez com a indústria da bebida?

Há aproximadamente 15 anos, eu estava bebendo vinho e comprando num leilão e pensei que os rótulos era um pouco chatos, então entrei em contato com a vinícola mais próxima, e me ofereci para fazer rótulos em troca de vinho. Começou como um hobby, e agora saiu um pouco do controle.

ventdefolie1

winterjack1

É difícil ver um estúdio completamente dedicado a uma indústria específica. Como você decidiu trabalhar dessa forma?

Algumas razões. Embalagem é tudo nesse setor, as pessoas na indústria da bebida são muito bacanas, e é divertido. Além disso, existem 500 mil marcas de bebida no mundo, então nunca ficaremos sem serviço. E é uma indústria a prova de recessão, porque as pessoas sempre bebem.

trouble1

spicetree1

Quais são as particularidades de se trabalhar nessa indústria?

Existem 6 mil pinot noirs só na California. Nenhuma outra indústria tem tanta competição, então embalagem é uma peça chave.

Fale um pouco sobre seu processo de trabalho

Um cliente chega com uma marca ou um produto, nós identificamos uma estratégia e criamos um design que o diferencie de seus competidores, e todo mundo vive feliz para sempre. Nós mantemos o processo muito, muito simples. Nós não usamos papel, tudo é feito no Illustrator, e nós só produzimos um layout. Na verdade nós estamos criando mais e mais de nossos próprios produtos, então o processo é ainda mais simples que isso.

safeway1

Uma vez que você conhece tanto sobre esse mercado, você sente a necessidade de evitar os “atalhos criativos” no processo?

Ser tão especialista significa que não perdemos tempo, e cortamos mentalmente um monte de erros antes mesmo de começar. Nós sabemos quais produtos existem aí fora, e como a indústria funciona e sabemos o que vai vender.

mamont1

innisandgunn1

 Qual é sua bebida favorita? E qual a sua embalagem preferida de todos os tempos?

Eu sempre gosto de um bom burgundy. Minha embalagem preferida? Essa é uma dificil. Garrafas vintage da seltzer.

flamingheart1

donpapa1

 A crise internacional está afetando esse mercado? Companhias estão investindo menos em embalagem do que antes?

Não no mercado de bebidas. O mercado Inglês é bem aborrecido porque é controlado por alguns supermercados, guiados por corte de preços, e as margens caíram tanto que o mercado está comendo a si próprio. Nos Estados Unidos é ótimo porque eles valorizam a inovação e sabem como valorizar a venda. E o mercado da Asia ainda é maluco, já que todo mundo quer colocar os pés no mercado de luxo. Nós tentamos manter nossas mãos em muitos mercados e setores quanto podemos, assim um deles está sempre em alta.

divici1

ballistic1

Você conhece o Brasil, ou designers brasileiros?

Não, nenhum.

1800_1

Conhece alguma bebida brasileira?

Obviamente, conhecemos a cachaça, mas nunca desenhamos uma marca brasileira

Receba nossa newsletter!

Inscreva-se em nossa lista e fique sabendo dos nossos posts e novidades. Fique tranquilo: não vamos entupir sua caixa de email!

Quase lá! Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu email. Por favor, clique no link para confirmar sua inclusão na lista.